segunda-feira, 22 de abril de 2013

Quase pão de queijo

As chipas são biscoitos tradicionais da culinárias de países que fazem fronteira com o sul do Brasil, como o Paraguai, também muito comuns no Paraná e na região Centro-Oeste. Elas são feitas com polvilho e queijo curado, mas, como o polvilho não é escaldado como o nosso pão de queijo, é bem mais fácil de fazer. Só não digo que é melhor que pão de queijo porque sou mineiro demais pra isso!


Geralmente são confeccionadas em forma de ferradura, mas podem ser feitas em formato de bolinhas ou bastões. Eu gosto de fazer com o meio mais gordinho, porque, assim, fica com a casquinha crocante e o meio bem macio.
Outra dica é temperar a massa com ervas picadas, orégano, chimichurri, pimenta-calabresa ou o que sua imaginação permitir!

CHIPAS

250 g de queijo meia cura, ralado
250 g de polvilho azedo, peneirado
80 g de manteiga
3 ovos
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal

Misture todos os ingredientes e amasse bem até obter uma massa que solte das mãos. Se necessário, acrescente mais polvilho.
Forme biscoitos em formato de meia-lua e coloque numa assadeira, afastados um do outro. e leve ao forno médio pré-aquecido até que dourem levemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário